• Grupos e Colectividades

            Falando agora um pouco sobre as colectividades existentes na freguesia, das quais não nos poderíamos esquecer pois são as que dão ânimo à freguesia e a mantêm viva e activa, é de referenciar a existência das seguintes:

·        Grupo Cultural e Desportivo de Armil

·        Grupo Coral de Armil

.       Associação Coordenadas para o Futuro

·        Grupo de Bombos de Armil

·        Grupo “Criar Alegria”

 

    Dos grupos acima referidos, apenas os três primeiros são associações federadas e registadas. Os outros grupos, destinam-se à ocupação de tempos livres e ao desenvolvimento de actividades que contribuem para o crescimento da freguesia.

    Vamos passar a descrever cada uma delas.

 

 

Grupo Cultural e Desportivo de Armil

 

    O Grupo Cultural e Desportivo é o binómio entre a cultura e o desporto da freguesia e foi fundado em 6 de Junho de 1978. Os seus fundadores foram:

  • Nelson Freitas Sampaio
  • António Albano Martins Costa Leite
  • José Carlos Cunha Sampaio
  • Carlos Faria
  • Armandino Soares Freitas
  • João Carlos Soares Freitas
  • Luís Pereira Dias
  • Almerindo Freitas Sampaio
  • António Avelino Leite Freitas
  • José Isidoro Sampaio

    Ao longo dos anos o grupo desenvolveu actividades desportivas como o tiro ao prato, a pesca e o futebol sendo esta última aquela em que mais se apostou e tem vindo a apostar; ao nível cultural o grupo já teve teatro, participações em encontros de reis, organização de torneios de sueca e de malha, organização do cortejo de Carnaval e da festa de São Martinho em conjunto com outras entidades, entre outras actividades.

    Falando agora do presente, as actividades culturais mantêm-se, com excepção do teatro, as actividades desportivas actualmente desenvolvidas são o futebol, quer ao nível masculino com participações dos escalões sénior, júnior, juvenil e iniciado nos campeonatos organizados pela Câmara Municipal e pela Associação de Futebol Popular de Fafe, quer a nível feminino com a participação no escalão sénior e de formação, no campeonato e taça organizados pelas mesmas entidades.

    Quanto às receitas do Grupo, para ser possível manter o seu funcionamento, advêm essencialmente das cotas dos associados, de um subsídio da Câmara Municipal e da Junta, de alguns patrocínios, do bar da sede e o do campo de futebol, do cantar de reis e dos donativos dos adeptos e de pessoas da freguesia.

    As instalações do clube têm vindo a melhorar ao longo dos tempos: tem um parque de desportos, com iluminação, e no qual  existem uns balneários recentemente renovados, um campo de futebol de 11, um campo de futebol de 5 e uma "barraca" para venda de bebidas e petiscos em dias de jogo, tendo este terreno sido doado pela Casa das Cortes e pela Casa da Carvalheda desde o ano da fundação do clube; tinham uma sede na cave do edifício da Junta de Freguesia, e atualmente a sede passou para a antiga escola de Armil e encontra-se aberta a todos os associados e simpatizantes à sexta-feira a partir das 21 horas.

 

    Podemos então dizer que é um grupo que trabalha em prol da comunidade e para dignificar o bom-nome quer do grupo quer da freguesia.

 

    Para mais informações visite o site do G. C. D. Armil:

 

 

https://gcdarmil.webnode.com/

 

 

 

Grupo Coral de Armil 

 

    O Grupo Coral de Armil foi fundado em 7 de Setembro de 1989 pelos senhores:

·        António Costa Lemos,

·        Armandino Soares Freitas  

·        Joaquim Alberto Marinho Oliveira

            Este grupo tem uma parte mais ligada à igreja onde desenvolve actividades no âmbito das festividades religiosas e na animação das celebrações eucarísticas e uma parte mais voltada para o desenvolvimento de actividades culturais, recreativas e assistenciais, como por exemplo a festa do Idoso.

            Actualmente, o presidente do Grupo Cultural de Armil é o senhor Ismael Ramos, Grupo este que é constituído por vinte e cinco elementos que se deslocam diversas vezes a outras localidades para participarem em cerimónias e eventos.

            É também importante referir que este Grupo participa em todos os encontros de coros, marcando e honrando com brilho a sua presença tal como os Concursos de Cantares de Reis, promovido pela Câmara Municipal, nos quais já alcançaram por diversas vezes o primeiro lugar.

Associação Coordenadas para o Futuro

A Associação Coordenadas para o Futuro foi fundada em 12 de Agosto de 2012 pelos jovens:

  • Ana Rute Soares Leite
  • Bruno Manuel Oliveir

 

                A Associação Coordenadas para o Futuro tem como principal objectivo desenvolver projectos dinamizadores quer na freguesia de Armil, quer a nível concelhio, proporcionando actividades ligadas ao desporto, cultura, lazer e no âmbito da solidariedade e entre ajuda. 

                Actualmente, o presidente da Associação Coordenadas para o Futuro é o jovem João Pedro Magalhães, e é constituída por cerca de quinze elementos. 

                A atividade mais emblemática desta associação é o Arraial que fazem sempre no último sábado de o mês de Julho. Este arraial conta com a participação de todos os elementos, dos seus familiares e de pessoas amigas dos elementos, pois em média são cerca de 300 pessoas a aderir a este evento que tem variados petiscos tais como, bolo com rojões, bacon e sardinhas, tem sardinhas assadas, churrasco, bifanas, caldo verde, entre outros petiscos. Conta sempre com animação musical e mini aula de zumba.

              A Associação aceita novos colaboradores que se pretendam tornar membros com idades compreendidas entre os 14 e 30 anos. 

 

Grupo de Bombos de Armil

 

            Este grupo foi criado a quando da necessidade de pessoas para percorrer a freguesia por altura da festa do Divino Salvador com a ronda dos tambores. Para solucionar esta lacuna, um grupo de 5 jovens (Bruno, Hugo, João, Sérgio e Tiago) juntou-se e deram corpo a esta iniciativa. Para tudo isto ser possível, o grupo contou ainda com a colaboração do Sr. José Freitas que acompanha o grupo tocando concertina.

            Atualmente este grupo já conta com mais 4 jovens, Rute, Fábio, Sofia e Pedro que se juntaram aos restantes para animarem a freguesia.

            A principal actividade deste grupo é na véspera do dia da Festa do Divino Salvador, percorrendo a freguesia a tocar e animando tudo por onde passa, angariando fundos para tornar possível a realização da festa.

            No entanto o grupo encontra-se disponível para participar em outras actividades a que seja solicitado.

            De louvar o facto de este grupo prestar os serviços para a comunidade de forma totalmente gratuita, ajudando assim a freguesia.

 

Grupo “Criar Alegria”

 

            No sentido de dinamizar o gosto pela música, teatro, danças entre outros, dos mais novos, surgiu a ideia de criar o Grupo ”Criar Alegria”.

            Os promotores desta iniciativa foram a Professora Júlia Sampaio e Bruno Oliveira.

            Fundado em meados de Janeiro de 2009, o Grupo conta já com cerca de 3 a 4 dezenas de “Jovens Criadores de Alegria”, com idades variadas entre os 6 e os 14 anos.

            As principais actividades desenvolvidas centram-se na animação das eucaristias do 1º sábado de cada mês e nas festas de cada ano da catequese, bem como na participação das actividades promovidas na freguesia como por exemplo cantares de reis, Festa de Natal e na Festa da Escola.

            É de enaltecer e fomentar este tipo de acções, com vista a manter os jovens e crianças ocupados e empenhados em servir a comunidade.

Freguesia de Armil

Rua Cruz do Barreiro, nº. 241, Armil, Fafe

Código - postal: 4820 - 010, Armil, Fafe
253590852 jfreguesiarmil@sapo.pt
Desenvolvido por Webnode