Casas Senhoriais

  Na freguesia existem 3 casa senhoriais:

  • Casa das Cortes
  • Casa da Carvalheda
  • Casa do Sobrado

    Vamos agora aqui descrever cada uma delas.

 

Casa das Cortes

    Esta casa situa-se no lugar do Sobrado e pertence a familiares do Dr. José de Barros Carneiro.

    O actual edifício deve datar do século XVII, sendo exteriormente um solar de grande dignidade, embora modesto e simples, tal como a paisagem envolvente. Possui, no entanto, um magnífico salão nobre, com duas alcovas e um pequeno altar, o seu tecto é em madeira, brasonado, com um esbelto trabalho em talha, sendo todo o conjunto datado do século XVIII.

    A casa possui ainda, no seu interior, contadores indo-portugueses, armários pintados do século XVII, um relicário, louças portuguesas e chinesas entre outros objectos, fornecendo-nos preciosos elementos para o estudo da vida quotidiana dos fidalgos do Baixo-Minho.

    A propriedade engloba ainda uma fonte brasonada e uma pequena capela alpendrada (1966), cujo orago é S. Pedro.

    A Casa das Cortes pelas Suas características e riquezas faz parte do Património Cultural como Imóvel de Valor Concelhio.

 

 

Casa da Carvalheda

    Este imóvel, como o seu nome indica situa-se no lugar da Carvalheda.

    Pertence, actualmente, ao Engº Agrónomo Bento Maria Meireles Leite de Castro.

    É uma bela residência rural, situada entre matos e pinhais. De fachadas relativamente austeras, possui no seu interior um apreciável recheio constituído por relógios de parede, despertadores, livros muito antigos, mapas, louças, mobílias, quadros e todos os utensílios que permitem a elaboração do linho.

    A Casa da Carvalheda possui capela particular, do Sagrado Coração de Jesus, que pertence aos descendentes dos antigos proprietários da casa

 

 

 

Casa do Sobrado

     A casa do sobrado tem sobre o portão principal, a data de 1691.  

     Esta casa do Sobrado foi recentemente restaurada, tendo sido conservadas as primitivas estruturas.  

     O actual possuidor, António de Sousa Fernandes, casado no regime da comunhão geral de bens com Maria Ribeiro Silva, reside no lugar de Marinhão, Freguesia de Moreira, Concelho de Fafe.

     Este proprietário, comprou-a ao anterior possuidor, Fernando José Leite de Sousa, casado em regime de comunhão geral de bens, com Mercedes Roxo Leão de Sousa, residente no lugar de Penedo, Freguesia de S. Nicolau, Concelho de Cabeceiras de Basto, naturais, ele de S. Nicolau e ela de Moçambique 

     Esta Casa possui também uma capela particular de Sto. António. bem como extensíssimas propriedades. A sua origem remonta ao legado em 1220 pelo Cavaleiro Fidalgo “Mendo Afonso” que comprou aqui os bens e deles nunca fez foro à Coroa.

 

Freguesia de Armil

Rua Cruz do Barreiro, nº. 241, Armil, Fafe

Código - postal: 4820 - 010, Armil, Fafe
253590852 jfreguesiarmil@sapo.pt
Desenvolvido por Webnode